História da marcaCriada em 1888, no Rio de Janeiro, Brahma é a segunda marca mais vendida no País e mantém liderança isolada em São Paulo. Foi a primeira marca de cerveja brasileira a ser exportada e a primeira a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA. Hoje uma marca mundial, a cerveja Brahma foi criada pelo suíço Joseph Villiger. Ele vinha trabalhando em sua oficina, a Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, para produzir uma cerveja de sabor similar ao europeu. O rótulo, nesta época, trazia uma mulher envolta em ramos de lúpulo e cevada. Há três histórias sobre a escolha do nome Brahma: a atração de Villiger pela cultura indiana; a admiração pelo compositor Johannes Brahms; e uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah. Em 1894, a Brahma associa-se à Cervejaria Georg Maschke & Cia. A nova empresa aperfeiçoa a fabricação da cerveja, importa equipamentos e patrocina bares, restaurantes, clubes e artistas. Dez anos depois nasce a Companhia Cervejaria Brahma Sociedade Anônima, fruto da fusão entre a Georg Maschke & Cia. Cervejaria Brahma e a Preiss Häussler & Cia. Cervejaria Teutônia. A cerveja Brahma passou a ser comercializada em latinhas de alumínio em 1989. O início da internacionalização da marca data de 1993, quando foi construída uma fábrica na Argentina. Quatro anos depois as ações da Brahma foram lançadas na Bolsa de Nova York. Em 1999, a Companhia Cervejaria Brahma anunciou a aliança com a então concorrente Companhia Antarctica Paulista para criar a Ambev - Companhia de Bebidas das Américas. Brahma, hoje, é vendida em mais 15 países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Rússia, Ucrânia, França, Espanha, Malta, Chipre, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Luxemburgo e Holanda. |